Sua escola trabalha o lúdico na aprendizagem? Confira os motivos para aderir à prática agora mesmo!

3 de setembro de 2020 //

Aprender brincando — quem não quer, não é mesmo? As crianças e adolescentes — que, via de regra, são aqueles que estão na idade escolar — adoram quando isso acontece!

Mas, é possível, de fato, ensinar através da diversão?  Sim, inserir o lúdico na aprendizagem é possível, bem como importante e vantajoso para os estudantes!

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o conteúdo a seguir.

Lúdico na aprendizagem: uma prática possível e eficiente no processo de ensino

No dicionário, a palavra “lúdico” está relacionada aos feitos através de jogos, brincadeiras e atividades criativas, dinâmicas e divertidas. O propósito de uma prática lúdica é exatamente esse: o divertimento, o prazer.

Mas, para além da diversão, trabalhar o lúdico na aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento de algo que tanto falamos por aqui: as habilidades cognitivas — que se tratam, justamente, daquelas competências fundamentais para que as informações sejam assimiladas e compreendidas da melhor forma possível.

O raciocínio lógico, a atenção, a concentração, o foco, a disciplina, a memória, a imaginação e a criatividadesão alguns exemplos de habilidades cognitivas importantes dentro do processo de ensino-aprendizagem.

Todavia, não é “só isso”. Inserir o lúdico na aprendizagem também é capaz de contribuir com o desenvolvimento do lado psicológico, social e afetivo dos estudantes. Isso por que, através da brincadeira e de atividades mais descontraídas, as crianças e adolescentes são estimulados a socializar — tanto uns com os outros quanto com os adultos e a sociedade em geral.

O lúdico ainda contribui na formação dos discentes por ser capaz de externalizar dificuldades, angústias e demais sentimentos. Como educador, é importante estar ciente de que, por vezes,os estudantes não conseguem expressar em palavras alguns aspectos (emoções, por exemplo) que podem estar atrapalhando o progresso deles tanto na escola quanto em termos de desenvolvimento pessoal — as atividades lúdicas, contudo, podem ajudar também nesse sentido.

Como incluir o lúdico no processo de ensino aprendizagem da sua escola

Inserir o lúdico na aprendizagem acontece, principalmente (e como já dissemos), através da inserção na grade curricular de atividades que proporcionem diversão e prazer às crianças e adolescentes.

Nesse sentido, pode-se usar em sala de aula ferramentas como:

Vale lembrar, ainda, que as brincadeiras e atividades mais descontraídas são importantes não só em sala de aula, mas também ao ar livre — no pátio escolar, por exemplo. Não esqueça que a natureza é uma ótima ferramenta pedagógica, e não só pode como deve ser usada na educação!

Contando com as parcerias educacionais certas no processo de inserir o lúdico na aprendizagem

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ser usadas como parceiras para que o processo de ensino-aprendizagem seja cada vez mais eficaz e promissor. O programa SUPERA Neuroeducação para Escolas, por exemplo,atua exatamente com esse propósito.

Essa ferramenta pedagógica trabalha justamente com uma metodologia baseada em jogos pedagógicos, no milenar ábaco japonês (soroban) e em diversos outros exercícios cognitivos. Todos esses capazes, por sua vez, de proporcionar aos estudantes o mais eficiente atendimento educacional, bem como de contribuir com o desenvolvimento deles nas esferas emocional, intelectual, motora também utilizando o lúdico como base.

Vale salientar, ainda, que o SUPERA é a primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral — que, como  o próprio nome diz, tem por objetivo estimular o cérebro e ampliar a capacidade de pensar e agir dos alunos.

O SUPERA Neuroeducação atende desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, e pode ser encaixado tanto no currículo já existente das instituições educacionais privadas, quanto ser usado como atividade extracurricular.

Para mais informações sobre a ferramenta, acesse o nosso site ou entre em contato direto com a nossa equipe — para uma conversa sem compromisso — e tire todas suas dúvidas a respeito de todos os demais benefícios oferecidos.

Por fim, se você gostou desse conteúdo a respeito da importância de trabalhar o lúdico na aprendizagem e como fazê-lo, e quer ficar por dentro de mais assuntos como esse, não deixe de acompanhar a seção “Artigos e Notícias” em nosso site.

Não perca tempo: atualize-se e contribua cada vez mais para a formação de qualidade dos seus alunos, o SUPERA está aqui para te ajudar a alcançar esse objetivo!