Protagonismo do aluno: o que é e como estimulá-lo
As formas de educação e ensino também precisam ser atualizadas, assim como tudo na vida, certo? Especialmente, porque os alunos de hoje tem à disposição muito mais tecnologia e informação do que os próprio pais tiveram quando frequentaram a escola. Pela lógica, as formas de aprendizado que antes funcionavam, vão ficando ultrapassadas.
Além disso, os educadores, agora, contam com mais recursos e ferramentas de ensino do que antes. Então, por que não aproveitá-las?
Atualmente, por exemplo, tem se falado muito na expressão “protagonismo do aluno”. Você sabe do que se trata?
Descubra mais a seguir.
Protagonismo do aluno: o que é e qual a sua importância
O protagonismo do aluno é uma tendência nas escolas contemporâneas com discentes de todas as idades. Trata-se de uma mudança no que se entende como papel dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem — ou seja: eles deixam a passividade e tornam-se sujeitos ativos nesse sentido. O que significa que transformam-se em um dos protagonistas no seu próprio processo de construção do conhecimento.
Tudo isso faz muito sentido em tempos em que as crianças praticamente já “nascem conectadas à internet”, não é mesmo? E, por isso, possuem o poder da pesquisa e da informação desde cedo.
Mas não pense que o protagonismo do aluno significa algum tipo de diminuição do papel dos professores. Pelo contrário: o docente, em sala de aula, é o líder dessa caminhada — para que haja protagonismo dos estudantes, é preciso também uma direção, um guia, alguém que mostre a eles as possibilidades. Nesse processo, as crianças e adolescentes necessitam, ainda, sentir-se engajados, incentivados a realizar debates, a tomar decisões e a expor os seus pontos de vista e opiniões. E é justamente a partir do professor que todas essas tarefas devem ter início.
Mas, quais são os frutos de todo esse trabalho?
Incentivar o protagonismo do aluno no ambiente escolar, contribui para que os estudantes:
- Tenham maior liberdade para expor sua personalidade e suas opiniões, bem como aprendam a escutar e respeitar o ponto de vista dos outros;
- Enxerguem mais claramente que as pessoas são diferentes e aprendam a respeitar isso desde cedo;
- Aprendam a fazer suas próprias escolhas, mas, também, a considerar e arcar com as consequências delas;
- Tornem-se sujeitos mais proativos, como um todo (na vida);
- Desenvolvam o senso de responsabilidade com o coletivo, por meio de projetos realizados em grupos;
- Sintam-se mais seguros e capazes.
É fato: as preocupações das escolas de hoje precisam ir muito além do ensino da matemática, do português e as demais disciplinas tradicionais (apesar dessas serem essenciais para a formação). É fundamental preparar indivíduos capazes de enfrentar os desafios que serão impostos a eles constantemente pela sociedade e pelo ambiente dinâmico e volátil dela.
Desenvolver nas crianças e adolescentes o autoconhecimento e as habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas — tais como criatividade, empatia e inteligência emocional— é imprescindível para formar cidadãos competentes, determinados, criativos, com forte capacidade de raciocínio e de resolver problemas, além de responsáveis socialmente, seguros e com autonomia sob as próprias emoções.
E como incentivar o protagonismo do aluno na escola?
Algumas alternativas nesse sentido são:
- Usar a tecnologia;
- Promover aulas mais dinâmicas;
- Usar os espaços escolares além da sala de aula;
- Flexibilizar regras, na medida do possível;
- Fazer uso da gameficação;
- Trabalhar a metodologia ativa;
- Tentar sempre promover um ensino inovador..
Sem esquecer, claro, que existem ferramentas pedagógicas parceiras nesse processo. É o caso do programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para Escolas, que faz uso de jogos pedagógicos, exercícios cognitivos e, também, do conhecido ábaco japonês (soroban) para promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas e das características socioemocionais dos estudantes — bem como para possibilitar o protagonismo dos mesmos.
O que acontece é que a solução pedagógica visa estimular o cérebro das crianças e adolescentes, e ampliar a capacidade deles de pensar e agir. Vale salientar que o SUPERA se trata da primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral.
Se você gostou dessa ferramenta e gostaria de conhecê-la melhor, entre em contato para uma conversa sem qualquer compromisso com a nossa equipe.
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