Terceira idade na escola

3 de setembro de 2014 //

O SUPERA é um dos cursos com maior número de alunos da terceira idade em salas de aula espalhadas pelo Brasil, por isso foi destaque em uma matéria da “Revista da Hora” publicada no mês de julho sobre o aumento no índice de idosos em instituições de ensino. A revista dominical é a parte de reportagens sobre entretenimento, comportamento e prestação de serviços do jornal paulistano de leitura rápida e dinâmica, Agora.

Os motivos para a turma acima dos 65 anos se interessar em voltar a pegar nos livros são variados e particulares, mas o desejo de realizar um sonho de juventude, encontrar algo que preencha o tempo ocioso e os faça sentir uteis, ocupar a mente e exercitar o cérebro para afastar doenças são os mais apontados pelos novos alunos, isso faz deles alunos dedicados e destacados nas turmas.

De acordo com a reportagem da Revista da Hora estudar estimula a criação e a manutenção das conexões entre células nervosas cerebrais, colabora para a inclusão social e a independência, absorver informações é o melhor treino para uma boa memória, ao interagir com colegas mais novos o idoso tem a mentalidade rejuvenescida e a depressão pode ser afastada pelo fator sociabilidade que interfere diretamente na qualidade de vida.

O SUPERA é uma franquia educacional presente em todas as regiões brasileiras e apesar de oferecer o curso de ginástica cerebral para todas as faixas etárias, a terceira idade é um grande público em todo o país. Em entrevista a Revista da Hora, a neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo, afirma que o interesse dos idosos em estudar transforma a aula porque isso é gratificante para o educador.

A metodologia de ginástica para o cérebro do SUPERA utiliza ferramentas pedagógicas para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, a memória, o raciocínio rápido e a consequente autoestima. A ginástica cerebral na terceira idade é extremamente importante para manter o cérebro ativo e retardar a degeneração natural do cérebro.

Confira aqui a reportagem do jornal Agora na íntegra