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Trabalho em equipe na escola: descubra sua importância e como aplicar

26 de julho de 2019 //

Você sabia que estimular o trabalho em equipe na escola, entre as crianças e os adolescentes, é mais uma das importantes responsabilidades dos educadores do século XXI? 

Trabalhar a coletividade em sala de aula contribui para formar os estudantes de maneira integral: com ela, eles experimentam a troca de ideias e experiências, o contato com percepções diferentes das suas, e a construção conjunta do conhecimento. Eles também aprendem a debater, fazer avaliações e escolhas, desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões distintas, e de tomar decisões. Outros pontos estimulados com o trabalho em equipe na escola, são:  

  • O senso de cooperação;
  • A tolerância em relação às limitações e habilidades alheias;
  • A aceitação das próprias limitações;
  • A expressão de opiniões; 
  • O incentivo à reflexão. 

Além disso, saber trabalhar em equipe é uma habilidade exigida — e que, de fato, será necessária — na vida profissional e, também, pessoal.

Vale salientar, no entanto, que, em especial na Educação Infantil, estimular o trabalho em equipe na escola pode ser um desafio. Isso porque as crianças costumam ter mais dificuldade em dividir algo com os colegas (como é o caso dos brinquedos, por exemplo) ou, mesmo, em aceitar uma posição que é diferente da sua.  

No Ensino Fundamental, porém, os obstáculos não ficam para trás. Nessa etapa, os adolescentes costumam formar os seus próprios grupos de afinidade e, por isso,  em geral, apresentam uma resistência a mudanças. 

Desta forma, é fundamental que, para garantir uma formação integral, os educadores mantenham-se sempre atentos às melhores formas de estimular o trabalho em equipe na escola.

Gostaria de algumas dicas nesse sentido? Então, vamos lá! 

Cinco dicas de como estimular o trabalho em equipe na escola

Algumas práticas são ótimas para estimular o trabalho em equipe em sala de aula. Entre elas, estão: 

1) Promover atividades em grupo 

As atividades em grupo são uma das formas mais clássicas para a formação do senso de cooperação e coletividade. Jogos em equipe e gincanas são boas alternativas nesse sentido, tanto para os alunos mais novos quanto para os mais velhos. 

Brincar em grupo também é uma maneira de ensinar os pequenos a dividir os brinquedos.  Entretanto, outras práticas podem ser pensadas pela escola visando o desenvolvimento do trabalho em equipe — inclusive, envolvendo estudantes de faixas etárias diferentes. É o caso de atividades relacionadas à leitura, em que as crianças com essa habilidade mais avançada podem ler e ajudar as que estão nas séries iniciais, por exemplo. 

2) Delegar uma função para cada aluno

A ideia de delegar funções é cada um fazer a sua parte em prol do bem coletivo — para se chegar ao produto final esperado por todos. 

3) Tirar os alunos da da zona de conforto

Também é papel do educador tirar os jovens da zona de conforto para que as oportunidades de aprendizado não sejam desperdiçadas. Mesclar os grupos de trabalho, por exemplo, é uma boa opção para ultrapassar um dos obstáculos que citamos acima, a respeito da resistência à mudanças, em especial dos estudantes do Ensino Fundamental.   

Misturar os grupos em sala de aula é uma maneira de promover a integração, e ensinar aos alunos a lidar com situações consideradas, por eles, adversas ou “não ideais”. Essa também é uma forma de “forçá-los” a vivenciar novas experiências, bem como conhecer melhor todos os colegas. 

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4) Estimular a leitura de obras literárias específicas

Os livros são um ótimo recurso para todas as áreas da educação — inclusive, para estimular o trabalho em equipe na escola. Dois exemplos, nesse sentido, são a obra “Por que os aviões voam?”, de Jeferson Soares e Taís Soares; e o clássico dos Irmãos Grimm, “Branca de Neve e os Sete Anões”. Mas existem diversas opções na literatura que ajudam a conscientizar os estudantes sobre a importância do trabalho em equipe. 

5) Contar com o auxílio de boas ferramentas pedagógicas 

Ferramentas pedagógicas focadas no processo de ensino e aprendizagem, e no desenvolvimento dos estudantes, compõem outra maneira de a escola contribuir para a formação integral dos alunos, o que inclui o estímulo ao trabalho em equipe.

Dentre essas ferramentas, está o programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas — uma alternativa que contribui para o desenvolvimento e estímulo do cérebro das crianças e adolescentes, bem como para ampliação da capacidade deles de pensar, agir, e trabalhar em conjunto.

O SUPERA faz uso de uma metodologia baseada em jogos, dinâmicas de grupo, neuróbicas, vídeos motivacionais e o conhecido ábaco japonês (soroban) — e pode ser encaixado tanto no currículo já existente da instituição de ensino, quanto ser usado como atividade extracurricular.

Para mais informações sobre essa ferramenta pedagógica, acesse: superaparaescolas.com.br!

E se você gostou de saber um pouco mais sobre a importância do trabalho em equipe na escola e gostaria de acompanhar mais assuntos sobre educação, ensino e aprendizagem, vá até a seção “Artigos e Notícias” e mantenha-se atualizado na área!

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