Como a Dinamarca pode ajudar sua escola a ensinar empatia para os alunos

26 de novembro de 2019 //

Recentemente falamos aqui a respeito do ensino da empatia na escola, sua importância, e como desenvolver esse trabalho com os estudantes. Destacamos que potencializar tal habilidade — definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro — é fundamental para a formação integral das crianças e adolescentes, tanto que está entre as dez competências gerais, mencionadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que devem ser promovidas para alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

O documento especifica que, dentre os deveres dos envolvidos no processo educativo dos jovens, estão os atos de “exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”.

Também salientamos que, através do desenvolvimento da empatia em sala de aula, “é possívelformar jovens mais compreensivos com as realidades alheias, influenciar suas ações e, até, evitar o bullying[…] e os efeitos negativos que são causados por ele”.

Hoje, seguimos com o assunto, aproveitando a ocasião para apresentar um case de sucesso a respeito do tema: a Dinamarca.

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo!

Você sabia que esse país nórdico é um exemplo a ser seguido quando o assunto é ensinar empatia para os alunos? Lá, tal capacidade é trabalhada em todas as escolas desde a década de 90.

Quer saber mais a respeito e como esse exemplo pode te ajudar em sua própria escola? É só continuar a leitura até o final.

Dinamarca: um exemplo de caminhada no que se refere a ensinar empatia para os alunos

Desde o ano de 1993, a Dinamarca inclui em seu sistema educacional aulas obrigatórias de empatia, chamadas de “Klassens tic”, para crianças e adolescentes de seis a 16 anos de idade. Nelas “os alunosfalam sobre os próprios problemas pessoais ou de outras pessoas. Enquanto isso, o restante da turma conversa com o professormaneiras de resolver essas problemáticas”, acentuou uma reportagem publicada no final de setembro de 2019 pela revista Pais e Filhos, da Uol.

Nas salas de aula do país — considerado o segundo mais feliz do mundo, segundo o ranking global de 2019, divulgado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para as Nações Unidas (ONU) — os estudantes são incentivados, durante uma hora por dia, a ter e praticar empatia. Iniciativa que, de acordo com o que acreditam os pedagogos, vai ajudá-los na construção de relacionamentos, bem como a evitarem o assédio moral e, também, a obter sucesso. Além disso, os dinamarqueses pontuam que a prática também é importante para o aprendizado do trabalho em equipe

Nas “Klassens tic”, são trabalhados três aspectos referentes à disciplina que compõe o currículo dinamarquês: o afetivo, no qual os alunos aprendem a partilhar e a compreender o estado emocional dos outros; o cognitivo,em que o aprendizado é focado na capacidade de deliberar sobre os estados mentais alheios; e o regulador de emoções

A matéria da Pais e Filhos salienta, ainda, que nas aulas dinamarquesas, focadas em ensinar empatia para os alunos, não há nenhum tipo de recompensa ou prêmio. “Os alunos estão focados em desenvolver seu ‘eu interior’, principalmente, por acreditarem que é preciso ter educação para alcançar a felicidade”, pontuou a revista. Por fim, a publicação concluiu: “Em vez de ensinar o jovem a ser melhor que o colega, o currículo dinamarquês se concentra no desenvolvimento e aprimoramento das habilidadese talentos”.

Então, que tal se essa inclusão da empatia na grade curricular das instituições de ensino da Dinamarca passasse a ser uma prática também realizada pelas escolas brasileiras? Você apoiaria essa ideia? Sua escola, por sinal, pode se tornar um grande case de sucesso nesse sentido, basta saber como começar.

As dicas que demos no artigo Ensino de empatia na escola: como fazer esse trabalho, cujo link está acima, no primeiro parágrafo, com certeza irão te ajudar nessa tarefa.

E não esqueça: se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nossa seção “Artigos e Notícias“. Nela, você encontra diversos assuntos referentes ao sistema educacional, e mantém-se sempre atualizado sobre a área, suas novidades e descobertas, melhorando cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem em sua instituição!