Conheça a importância do raciocínio lógico no aprendizado
Certamente você já conferiu o troco do mercado, também já refletiu sobre o caminho mais curto ou mais rápido e prático para chegar a algum lugar, e até já deve ter construído algo ou montado um móvel baseado no desenho e distribuição das peças que tinha disponíveis. Mas, você sabia que todas essas são situações do dia a dia que envolvem o que se chama de raciocínio lógico?
Não: ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o raciocínio lógico não está ligado, exclusivamente, à matemática!
O termo refere-se a um processo que envolve a estruturação do pensamento conforme as normas da lógica, para se chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema de forma sequencial ou, mesmo, construir uma boa argumentação — e isso requer consciência e capacidade de organização das ideias.
Mas, você, educador, já refletiu sobre o raciocínio lógico no aprendizado? Quais são os benefícios, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos da sua escola? É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!
Benefício de trabalhar o raciocínio lógico em sala de aula
Segundo os autores André Luiz Forbellone e Henri Frederico Eberspãcher (Lógica de Programação: a construção de algoritmo e estrutura. 3ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.), “a Lógica relaciona-se com a correção do pensamento”, também é “a arte de bem pensar”, é “a ciência das formas do pensamento”, visto que, “a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio”. Ainda, de acordo com eles, “a Lógica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento”.
Bem por isso, é fundamental que essa habilidade seja desenvolvida no ser humano desde cedo, ainda na infância, e aperfeiçoada ao longo da vida. E quando a escola trabalha o raciocínio lógico no aprendizado dos alunos, ela está desenvolvendo nos estudantes algumas competências, como:
- Características diversas, como a agilidade;
- A capacidade de cometer menos erros repetidos;
- A capacidade de tomar decisões bem pensadas, e de maneira mais rápida — o que é fundamental não só ao longo da vida, mas também na hora de realizar as provas do vestibular, por exemplo;
- A capacidade de tomar decisões mais acertadas sob pressão;
- A capacidade de assimilar conteúdo e conhecimento com mais rapidez;
Além disso, trabalhar o raciocínio lógico em sala de aula leva a um rendimento geral dos alunos muito mais satisfatório.
Mas, na prática, como trabalhar o raciocínio lógico no aprendizado? Abaixo, separamos algumas sugestões. Confira!
Como desenvolver o raciocínio lógico em sala de aula
Dentre as melhores formas de se trabalhar o raciocínio lógico na escola estão os jogos e as brincadeiras. Algumas atividades eficientes nesse sentido, são:
- Os jogos de tabuleiro — como xadrez e damas, que contribuem para o pensamento lógico a respeito da criação de jogadas e estratégias, por exemplo;
- Os quebra-cabeça;
- O popularmente conhecido “cubo mágico”;
- O Sudoku, jogo baseado na colocação lógica de números;
- Os jogos online, como o Tetris;
- Os jogos que induzem à criação— como é o caso dos blocos de Lego, visto que, através dos encaixes das peças, é possível criar figuras (ou construções) a partir do zero;
- Os enigmas — que podem ser criados pelos próprios professores para desafiar os alunos.
Vale salientar, ainda, que algumas ferramentas pedagógicas específicas também são capazes de trabalhar o raciocínio lógico no aprendizado. É o caso do chamado programa SUPERA Neuroeducação para escolas, que conta com uma metodologia de apoio diferenciada no processo de ensino/aprendizagem.
O recurso pedagógico é baseado em jogos, exercícios cognitivos e, também, no conhecido ábaco japonês (soroban), atendendo escolas particulares do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Ele possui como uma de suas vantagens o fato de poder serencaixado tanto no currículo já existente da escola quanto ser usado como atividade extracurricular na instituição educacional.
Para mais informações sobre o programa SUPERA Neuroeducação para escolas, acesse superaparaescolas.com.br. Ou entre em contato e agende uma visita de um de nossos especialistas ao seu estabelecimento educacional. Ele irá explicar detalhadamente como a ferramenta é capaz de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico no aprendizado.
Por fim, não se esqueça da importância de manter-se sempre atualizado e bem informado no que se refere às novas descobertas a respeito da educação. Nossa seção “Artigos e Notícias” pode ajudá-lo nesta tarefa, não deixe de acompanhá-la!