Educação 4.0: saiba tudo sobre esse assunto
Há algum tempo, nesse artigo, falamos a respeito dos “níveis” de educação que já foram ou estão sendo trabalhados pelo mercado — desde a educação 1.0 até chegar aos modelos mais atuais, que são a educação 3.0 e a educação 4.0.
Hoje, no entanto, vamos falar um pouco mais sobre essa última.
Acompanhe abaixo e saiba mais sobre essa tendência!
Educação 4.0: o que é, principais benefícios e desafios
A educação 4.0 é, obviamente, a evolução da educação 3.0. Essa segunda foi marcada pela Revolução Tecnológica, que surgiu no final do século XX, com a chegada de ferramentas como os computadores, a internet e, mais tarde, os smartphones e os tablets — foi a partir dela que os educadores deixaram de ser os protagonistas absolutos no processo de ensino-aprendizagem e começaram a dividir esse papel com os alunos.
Na educação 3.0 já se trabalha com um estudante mais autônomo — capaz de fazer suas próprias pesquisas — e um professor que assume a função mais de orientador e mediador na busca do conhecimento do que protagonista do processo.
A educação 4.0, no entanto, refere-se à introdução de um nível mais alto da tecnologia no ensino. Nesse caso, inclui-se a linguagem computacional e as ferramentas avançadas relacionadas a esse campo — como, por exemplo, a Inteligência Artificial (AI), a Internet das Coisas (IoT), e a Coleta e Análise de Dados.
A versão 4.0 da educação está ligada à chamada Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.
Na educação 4.0 é preciso desenvolver novas habilidades dos alunos — dentre elas, as chamadas habilidades do século XXI— para prepará-los para as funções nas quais eles serão, de fato, necessários em um futuro talvez já bem próximo.
Isso porque a automação alterou muito as exigências do mercado de trabalho. Este, em breve, não precisará mais de profissionais que saibam operar, mecanicamente, as máquinas — mas, sim, que saibam geri-las com eficiência e inteligência.
Sendo assim, os estudantes precisam ser preparados para ocupar posições nas quais as máquinas não poderão substituí-los.
Na educação 4.0 também se valoriza muito o que se chama de “learning by doing“, ou seja, “aprender fazendo”, “colocando a mão na massa”, e não apenas na teoria. Isso proporciona que cada discente absorva conhecimentos diferentes e de formas distintas, conforme suas experiências e projetos e também de acordo com seus interesses.
Os benefícios da educação 4.0
Dentre os benefícios da versão 4.0 da educação, estão, principalmente, quatro aspectos que se destacam.
A educação 4.0:
- Torna os alunos mais independentes e autônomos no processo de ensino-aprendizagem;
- Deixa os alunos mais capazes de acompanhar as constantes e rápidas mudanças e inovações relacionadas às formas de aprender, ao mercado de trabalho e ao mundo, de forma geral;
- Prepara cada um deles para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente;
- Desenvolve as crianças e adolescentes de forma integral — inclusive no que diz respeito aos campos cognitivo, social e afetivo.
Os desafios da educação 4.0
Vale ressaltar, entretanto, que a educação 4.0 ainda é uma discussão recente no ambiente educacional. Dentre os grandes desafios, nesse sentido, estão, especialmente, dois fatores:
- A falta de preparo dos professores e gestores — que precisam dominar o conceito e as metodologias envolvidas, bem como adaptarem-se à tecnologia;
- A falta de uma infraestrutura adequada na escola.
Para introduzir a educação 4.0 na sua escola, procure o apoio de parcerias educacionais
Para que os estudantes consigam acompanhar a educação 4.0, eles precisam ser estimulados e ter suas habilidades desenvolvidos o máximo possível, e é justamente nesse sentido que algumas parcerias educacionais atuam — como é o caso do SUPERA Neuroeducação para Escolas.
O SUPERA é uma solução pedagógica que tem como principal objetivo estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, bem como o máximo desenvolvimento possível deles! E isso é feito por meio de uma metodologia focada na ginástica cerebral, que combina jogos pedagógicos, exercícios cognitivos, dinâmicas de grupo, e o popular ábaco japonês (soroban), dentre outras atividades.
A intenção é facilitar todo o processo de ensino-aprendizagem.
Se interessou pela ferramenta? Então venha saber mais sobre ela!
Em caso de qualquer dúvida a respeito da nossa solução pedagógica e de como ela pode ajudar seus alunos a se adaptarem à educação 4.0, entre em contato diretamente com a nossa equipe!