(12) 3932-5959 / (12) 99641-3241

A importância da ginástica cerebral para crianças

25 de junho de 2020 //

Você já deve ter ouvido falar por aí que não é só o corpo que precisa de exercícios — mas, também, a mente. Sim: é fundamental exercitar o cérebro durante toda a vida para que — assim como acontece com o corpo — ele não perca o “ritmo”.  

Um dos conceitos atuais aplicados a isso é o da chamada ginástica cerebral.  Esse tipo de exercício se trata do incentivo a práticas como concentração, foco, disciplina, memória, raciocínio lógico, criatividade e imaginação — para, justamente, desenvolvê-las cada vez mais. 

Vale salientar, no entanto, que essa não é uma aplicação importante apenas após uma certa idade, como  muitos pensam. O que significa que a ginástica cerebral para crianças é tão importante quanto a dedicada aos adultos, pois, desde cedo, ajuda os pequenos no desenvolvimento cognitivo.

Esse, por sua vez, é quem contribui para o desdobramento tanto das habilidades citadas acima, quanto de outras, como a aquisição da linguagem e, inclusive, o aumento da coordenação motora, por exemplo.   

Além disso, a ginástica cerebral para crianças também ajuda a aumentar a capacidade de aprender dos pequenos — visto que, quando o cérebro é constantemente estimulado, ele mantém-se interessado em adquirir novos conhecimentos.

Ainda, crianças que adquirem o hábito de estimular o cérebro desde pequenas estão mais propensas a seguir com essa prática depois de adultos. E isso é muito importante, especialmente porque, com o passar dos anos, o cérebro se torna um pouco mais “preguiçoso”, e necessita de cada vez mais estímulos para manter suas capacidades em dia. 

De acordo com a neuropsicóloga Alessandra Trentino, o cérebro vai atrofiando com o passar da idade — daí, podem começar a surgir os esquecimentos, a falta de foco e falta de concentração, o cansaço mental, dentre outros problemas.

Entretanto, Trentino também acentua que, segundo os estudos da neurociência, uma pessoa com 65 anos de idade, por exemplo, que exercita o cérebro, pode rejuvenescer de 10 a 15 anos a sua capacidade cerebral. Desta forma, mantendo a mente ativa e saudável — “sempre jovem” — é possível retardar doenças degenerativas do cérebro. 

Mas, como promover a ginástica cerebral para crianças?

A ginástica cerebral para crianças pode ser trabalhada através de três princípios norteadores da prática: a novidade, a variedade e o desafio crescente — que fazem com que as funções executivas do cérebro sejam intensificadas. 

Dentre as alternativas nesse sentido estão, por exemplo:

  • O incentivo da leitura, tanto dentro da instituição de ensino quanto em casa; 
  • O uso da música na sala de aula
  • O exercício das atividades que parecem ser só diversão, mas, na verdade, possuem grande influência no sistema cognitivo, como destacou o especialista em ginástica para o cérebro,  Lucas Pessanha — é caso, por exemplo, de jogos como as palavras cruzadas e o xadrez, o famoso jogo dos sete erros e os jogos da memória, dentre diversos outras “brincadeiras”. 

O que acontece é que os jogos e brinquedos pedagógicos são capazes de estimular e melhorar o raciocínio lógico e as funções cognitivas de modo geral.

banner Descubra como alavancar os resultados da sua escola

Outra boa alternativa quando o assunto é o estímulo da ginástica cerebral para crianças são as ferramentas pedagógicas voltadas, especificamente, para esse fim —  aqui, o programa SUPERA Neuroeducação para Escolas é uma ótima opção!

Sobre o SUPERA

O SUPERA é a primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral.

A marca disponibiliza para as instituições de ensino — desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio —o chamado programa SUPERA Neuroeducação para Escolas.

Essa solução pedagógica, por sua vez, contribui com o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes por meio de uma metodologia de ensino baseada, justamente, em jogos, exercícios cognitivos e o milenar ábaco japonês (soroban).

Vale salientar, ainda, que o SUPERA também trabalha com os os três conceitos básicos em sala de aula, citados como norteadores da prática de ginástica cerebral: novidade, variedade e desafio crescente.

Para mais informações sobre a solução pedagógica do SUPERA, voltada à ginástica cerebral para crianças e adolescentes, acesse o nosso site ou entre diretamente em contato com a nossa equipe para uma conversa sem compromisso — se preferir, você também pode agendar uma visita da equipe à sua escola.

E se você gostou deste conteúdo — e quer ficar por dentro de mais assuntos como esse — não deixe de acompanhar nossa seção “Artigos e Notícias“..

Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato