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As oportunidades da Educação Integral para que sua escola potencialize o aprendizado dos alunos

9 de janeiro de 2020 //

Muito tem se falado, nos últimos tempos, a respeito de educação integral nas escolas. Mas você, educador, já pensou, de fato, a que o termo se refere? No post de hoje, vamos falar um pouco sobre ele, bem como seus desafios e, principalmente, sobre as oportunidades que oferece. 

Acompanhe!

Educação integral: Os desafios e oportunidades deste modelo de ensino

Quando se fala em educação integral, logo vem à mente o cenário em que os estudantes passam o dia todo na escola. Mas, é preciso estar ciente que não é só isso — e esse é o primeiro, e um dos principais desafios, aqui.

Ensino integral não se trata apenas de aumentar o tempo que as crianças e adolescentes permanecem nas instituições de ensino. Não significa só subir o número de aulas ou inserir os jovens em quaisquer atividades. É necessário planejamento!

Uma instituição que se propõe a trabalhar com educação integral precisa ter um projeto pedagógico muito bem definido. A intenção deste modelo educacional é auxiliar o desenvolvimento completo do estudante enquanto cidadão — ou seja, ir além das disciplinas tradicionais, e englobar no sistema de ensino as dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural. Desta forma, é possível formar indivíduos críticos, autônomos e responsáveis socialmente.

Entretanto, também é importante que este não se torne um processo maçante para os discentes. É fundamental, por exemplo, uma reorganização dos conteúdos, do currículo escolar, dos espaços de aprendizagem e, muitas vezes, até da estrutura física das instituições — para que possam adequar-se à inclusão de novas atividades. 

Outro aspecto crucial para a eficaz implementação da educação integral na escola é a capacitação dos professores, gestores e demais funcionários. Todos precisam estar aptos a exercer com excelência as novas demandas que irão surgir, bem como ter em mãos as ferramentas necessárias para construir uma carreira compatível com o novo modelo de ensino. 

Ainda, nessa caminhada, a escola não pode deixar de lembrar aos pais e responsáveis dos estudantes que a presença deles na vida escolar dos filhos segue sendo fundamental. A educação integral ocupará mais tempo na vida das crianças e adolescentes, mas não substituirá a participação da família no processo educacional. Nesse sentido, também faz parte do papel das instituições de ensino pensar em práticas que estimulem esse contato.

Oportunidades da educação integral

Se bem planejada e cumprida todas as demandas necessárias, a educação integral pode ser bastante vantajosa e oferecer inúmeras oportunidades para as instituições de ensino em geral, bem como para os professores e, obviamente, para os alunos. 

O projeto de ensino integral é capaz, por exemplo, de trazer mais prestígio e reconhecimento para a escola diante da comunidade escolar e da sociedade como um todo — visto que a instituição passa a oferecer um serviço diferenciado. Consequentemente, a prática resulta no aumento do número de matrículas e, desta forma, também melhora a receita escolar.

Os professores, por sua vez, conseguem especialmente com a educação integral, potencializar a experiência como educadores. Com esse modelo educacional, os docentes têm mais tempo e recursos para planejar e desenvolver projetos pedagógicos interdisciplinares; compreender melhor a realidade e expectativas dos estudante; tornar as aulas mais dinâmicas; e, ainda melhorar o entrosamento da equipe pedagógica. 

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Já o alunos, além de uma formação mais completa, ganham em rendimento escolar; bem como a oportunidade de ter maior contato com atividades de diversos setores; e, também, passam a utilizar melhor o tempo ocioso.

Para saber mais sobre as vantagens do educação integral, preparamos um conteúdo dedicado especialmente ao assunto. Acesse: “Conheça as vantagens do Ensino Integral para alunos e professores.

Lembre-se: para uma educação integral de qualidade, é preciso contar com ferramentas parceiras eficientes

Apostar em ferramentas pedagógicas parceiras — eficientes na aquisição de conhecimento, capazes de contribuir para formação completa do estudante e de tornar todo o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e interessante para as crianças e adolescentes — é uma boa estratégia no que diz respeito também ao ensino integral. 

Nossa sugestão: o programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas — que tanto pode ser encaixado no currículo já existente da instituição de ensino quanto pode ser usada como atividade extracurricular. Trata-se de uma ferramenta pedagógica baseada em uma metodologia dinâmica e fundamentada em conhecimentos neurocientíficos sobre como o cérebro amadurece e aprende. 

Acesse superaparaescolas.com.br e saiba mais! Você também pode entrar em contato com a equipe responsável e agendar uma visita à sua instituição de ensino.

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