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6 práticas pedagógicas que devem ser levadas para sua escola

12 de março de 2020 //

Como andam os processos de ensino-aprendizagem na sua escola? Como os conteúdos estão sendo aplicados em sala de aula? Existem opções de atividades fora do turno escolar obrigatório?

Você já parou para refletir a respeito dessas questões — e sobre as práticas pedagógicas das sua instituição?  

Sabe-se que, hoje, especialmente por conta da ascensão da tecnologia e da internet, os processos de ensino considerados tradicionais (a velha combinação de cadeiras enfileiradas, professores como únicos protagonista no ensino, e o famoso quadro negro) já estão bastante  ultrapassados. As escolas precisam atualizar-se, urgentemente! Mas como?     

Implementando práticas pedagógicas que estejam de acordo com os tempos atuais! 

Gostaria de algumas sugestões nesse sentido? Então, vamos lá!

6 práticas pedagógicas que não podem ser deixadas de lado na sua escola 

Confira, a seguir, algumas práticas que, por conta de todas as mudanças concretizadas no século XXI, não podem mais ficar de fora do processo atual de ensino-aprendizagem: 

1) O empoderamento do aluno

Essa está entre as principais mudanças dos “novos tempos” — trata-se de proporcionar aos alunos o envolvimento ativo na construção do próprio conhecimento.

Nesse sentido, entra o que se chama de Metodologia Ativa, uma modalidade de ensino cujo objetivo é, justamente, incentivar cada criança e adolescente a aprender de forma autônoma e participativa — contando com o auxílio do meio digital e da tecnologia para fazer suas próprias pesquisas e descobertas. Ou seja: o professor deixa de ser o protagonista no processo de ensino e passa a dividir esse papel com os discentes.  

Saiba mais sobre a modalidade em: O que é metodologia ativa?

2) O uso da tecnologia em sala de aula 

Sabe-se bem que uso da tecnologia já é uma realidade entre as crianças e adolescentes de hoje. Então, ao invés de “brigar” com essa ferramenta, por que não usá-la a favor do processo de aquisição do conhecimento?

Ela é fundamental, por exemplo, para que a prática pedagógica anterior possa ser aplicada com eficiência, e também é essencial para a implementação da Metodologia Ativa. 

3) O incentivo ao diálogo e ao debate

O diálogo e o debate são duas práticas fundamentais em sala de aula para que haja uma formação completa do aluno.

Como já dissemos, já se foi o tempo em que só o professor falava em sala de aula: as crianças e adolescentes precisam aprender desde cedo a expor suas ideias e opiniões e escutar as ideias e opiniões dos colegas, bem como avaliar as situações, formular argumentos e chegar a conclusões a partir do próprio esforço reflexivo

4) O trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma forma de promover a socialização na escola.  Atividades que promovam a interação, criação em conjunto e colaboração entre os estudantes são importantes tanto para que eles aprendam a conviver em sociedade, quanto para que se desenvolvam cognitivo e socialmente.

Saiba mais sobre essa prática pedagógica em: Trabalho em equipe na escola: Descubra sua importância e como aplicar

5) A interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade na educação é outra prática pedagógica que tem ganhado força nos últimos anos.

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Trata-se de pensar na integração e complementação dos conteúdos entre as disciplinas, ainda que estas sejam, em princípio, bem distintas. Esse processo facilita, por exemplo, que os discentes compreendam conteúdos através variadas perspectivas e contextos, o que contribui, por sua vez, para a fixação da matéria e dos assuntos tratados. 

Trabalhar com temas transversais — como saúde, meio ambiente, orientação  sexual, ética, consumo, pluralidade cultural, dentre outros — é uma boa opção nesse sentido. Esses temas podem ser abordados constantemente nas mais variadas disciplinas para tratar de diversos conteúdos previstos na grade curricular das escolas.  

6) As atividades extracurriculares

Hoje em dia, as instituições de ensino precisam oferecer opções para a formação integral dos estudantes — essa é uma prática pedagógica que funciona tanto como forma de qualificar a educação das crianças e adolescentes, quanto para que a escola se destaque diante da concorrência. E dentre essas opções estão as atividades extracurriculares — aquelas ofertadas pelo estabelecimento educacional, mas que não fazem parte do currículo escolar obrigatório.

Um exemplo, aqui, são as atividades propostas no programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para Escolas!

O SUPERA é uma solução pedagógica voltada para o desenvolvimento das chamadas habilidades do século XXI através do uso de jogos pedagógico, de exercícios cognitivos e do conhecido ábaco japonês (soroban).

Vale ressaltar que o programa pode ser encaixado tanto no currículo já existente da escola quanto ser usado como prática pedagógica no campo das atividades extracurriculares!

Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de outros assuntos e novidades do campo educacional, acompanhe a seção “Artigos e Notícias” no site do programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para Escolas. 

E se você se interessou pela solução SUPERA e quer saber mais sobre a ferramenta, entre em contato — sem qualquer compromisso — com um dos especialistas no programa!

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