Cinco dicas para combater a evasão escolar

12 de setembro de 2019 //

Em uma instituição de ensino, cada início de ano (ou, mesmo,de semestre ou trimestre) é marcado, em geral, por mudanças de diversos aspectos — como é o caso, por exemplo, das reformas, da aquisição de novas tecnologias e materiais, da mudanças de metodologias, da troca de gestão e da entrada e saída de professores.

Outro ponto que também é importante nesse sentido é a entrada e saída dos alunos. Hoje, em especial, falaremos da saída dos mesmos — um processo conhecido como evasão escolar, que acontece, justamente, quando um estudante deixa, definitivamente, de frequentar o estabelecimento de ensino.

Contextualizando: dados e estatísticas

De acordo com as estatísticas do Censo Escolar 2018, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de dois milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola.

O documento também revelou que “no ano de 2018, foram registradas 48,5 milhões de matrículas nas 181,9 mil escolas de educação básica brasileiras, 1,3 milhão a menos em comparação com o ano de 2014, o que corresponde a uma redução de 2,6% no total de matrículas”.

E são nos anos finais do ensino básico que os números relacionados à evasão escolar acentuam-se — desde 2014, o número total de matrículas do ensino médio caiu 7,1%, mostrou o levantamento do Inep. Dentre os motivos da queda, a pesquisa ressaltou “tanto a redução da entrada proveniente do ensino fundamental (a matrícula do 9º ano teve queda de 8,3% de 2014 a 2018), quanto a melhoria no fluxo no ensino médio (a taxa de aprovação do ensino médio subiu 3,0 p.p. de 2013 a 2017).

Na época da divulgação do Censo Escolar 2018, o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Sampaio, enfatizou, em nota, que a redução nas matrículas de Ensino Médio também se deve às “altas taxas de evasão e da migração de alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

Mas, como combater ou, ao menos, reduzir a evasão escolar? Confira algumas dicas a seguir!

Cinco dicas para combater a evasão escolar

Algumas práticas podem ajudar as escolas no processo de combate à evasão escolar. Entre elas, estão:

1) Fazer a chamada em sala de aula

Realizar a chamada durante as aulas é uma prática fundamental para que os professores e gestores consigam acompanhar a regularidade dos estudantes, e identificar aqueles menos assíduos em sala de aula.

No caso dos anos mais avançados, costuma-se fazer a chamada no início de cada período. Mas, mesmo nos anos iniciais, o ideal é ter o controle não só no que se refere a saber se o aluno chegou à escola, mas também se costuma permanecer até o fim do turno.

2) Acompanhar, de perto, o progresso escolar de cada discente

No processo de combate à evasão escolar, é muito importante que os professores e toda a equipe pedagógica da escola acompanhem individualmente a situação de cada estudante. Assim, será possível saber quais são os maiores obstáculos, bem como os principais interesses das crianças e adolescentes.

Conhecer as individualidades dos alunos — seus gostos, preferências e dificuldades —  deixa a escola em uma posição mais confortável na hora de investir tanto em medidas para tornar a instituição mais atraente quanto para contribuir para a evolução dos jovens.

Além disso, quando o estudante sente-se apenas como mais um, a tendência é que ele fique desmotivado para o estudo e, por consequência, desinteressado em manter a frequência nas aulas.

3) Apostar em um bom software de gestão escolar

Mapear a assiduidade dos discentes em sala de aula, bem como outros dados como notas e rendimento escolar, fica muito mais fácil e prático quando se conta com o auxílio de um bom software de gestão escolar.

A tecnologia também contribui para otimizar o tempo dos gestores, professores e demais funcionários — desta forma, eles conseguem dar mais atenção aos próprios estudantes ao invés de terem que se preocupar com as questões administrativas.

4) Criar uma aproximação com os pais e familiares dos alunos

Construir uma relação próxima com a família dos discentes é outra medida eficiente no processo de combate à evasão escolar. Essa é uma maneira de entender melhor cada um dos estudantes, conhecer a realidade em que vivem, bem como as eventuais questões pessoais enfrentadas por eles, e adequar o método de ensino e as formas de avaliação feitas pelas instituição educacional.

5) Tornar interessante o processo de ensino/aprendizagem

Em relação às metodologias, por exemplo, é fundamental que a escola pense bem nas suas. Quanto mais interessantes forem para os alunos as formas pelas quais eles aprendem, menores serão as chances de crescimento da evasão escolar.

Nossa sugestão, para essa finalidade, é o chamado programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas.

A ferramenta faz uso de uma metodologia de ensino baseada em jogos pedagógicos, exercícios cognitivos e também, do conhecido ábaco japonês (soroban). Além disso, ela trabalha com três conceitos básicos em sala de aula, que são os norteadores da prática de ginástica cerebral: novidade, variedade e desafio crescente.

Para mais informações a respeito do programa, acesse: superaparaescolas.com.br. Você também pode entrar diretamente em contato com os responsáveis pela solução pedagógica, e agendar uma visita à sua instituição de ensino!