Diferenciais para escolas: destaque-se da concorrência com o SUPERA

22 de outubro de 2020 //

Qual é o diferencial que a sua escola possui hoje? Você, como gestor, já se fez essa pergunta e chegou a alguma conclusão?

Atualmente, em qualquer mercado de atuação, a concorrência não é pouca — e, tratando-se da educação não é diferente. Os pais geralmente têm bem mais do que uma opção de escola para matricular os seus filhos — nesse sentido, é preciso ponderar sobre o que a sua instituição tem de melhor a ponto de fazê-los optar por ela.

Essa é uma reflexão necessária e crucial para a evolução do ambiente escolar e, consequentemente, para a atração de matrículas!

A seguir, falaremos a respeito dos diferenciais para escolas e sobre o SUPERA Neuroeducação como parceiro nesse processo.

Acompanhe!

Diferenciais para escolas: sua instituição possui?

Para atrair e reter os alunos, uma instituição precisa oferecer todos os aspectos primordiais que se espera de um ambiente educacional — como professores e colaboradores bem-preparados, por exemplo — e, ainda, ir além, saindo do que é considerado convencional dentro do setor de educação.

Antes, contudo, é importante pontuar uma questão dentro dos diferenciais para escolas: a infraestrutura escolar

Você pode se perguntar “mas infraestrutura não é um item óbvio dentro de uma escola?”, e, sim: ele é! Mas existem diferentes níveis de infraestrutura, e quanto mais alto for esse nível dentro da uma instituição, mais ela se destaca diante da concorrência.

Além disso, você sabe, de fato, o que é uma boa infraestrutura escolar e qual a importância dela para o aprendizado dos alunos? Para te ajudar nesse sentido, nós preparamos um conteúdo especificamente sobre esses dois aspectos — clique aqui e confira!

Dito isso, confira outros pontos que também são diferenciais para uma escola:

Ensino integral

O ensino integral pode ser, sim, um diferencial para uma instituição educacional  — desde que seja realizado da maneira correta.

O que acontece é que é fundamental lembrar que ampliar a jornada escolar deve ir além do tempo que os estudantes passam dentro da instituição escolar.

Para que o ensino integral seja, de fato, um dos diferenciais para escolas, é necessário oferecer aos estudantes um sistema de ensino-aprendizagem capaz de englobar as dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural — e, desta forma, formar cidadãos críticos, autônomos e responsáveis socialmente.

Conheça todas as vantagens do ensino integral tanto para alunos quanto para professores!

Metodologias diferentes das tradicionais

Ainda se pode dizer que esse é um quesito que está entre os diferenciais para escolas, todavia, hoje em dia, implementar metodologias diferentes daquelas de 20 ou 30 anos atrás se trata quase que de uma obrigatoriedade para as instituições de ensino que prezam pela educação de qualidade.

Aquele sistema de ensino em que o professor é único protagonista — ou seja, aquele em que só o docente fala enquanto o aluno só escuta — está ultrapassado. O que se espera atualmente de uma escola de qualidade é que ela promova em sala de aula aspectos como:

• A interação;
  • A colaboração;
  • O trabalho em equipe;
  • O debate;
  • A criatividade;
  • O pensamento crítico, bem como as demais habilidades cognitivas, etc.

E isso tudo pode ser desenvolvido por meio das chamadas Metodologias Ativas, por exemplo, que trabalham a autonomia e a participação ativa dos estudantes na escola.

Saiba mais sobre Metodologia Ativa

Parceria com SUPERA Neuroeducação para Escolas

Incrementar e flexionar os currículos escolares, também para além das disciplinas tradicionais, é outra prática prática positiva no que diz respeito a criar diferenciais para escolas. Nesse sentido, entram as parcerias pedagógicas, como é o caso do programa SUPERA Neuroeducação para Escolas.

O SUPERA é uma solução que usa jogos pedagógicos, exercícios cognitivos e, também, o popular ábaco japonês (soroban) para estimular as habilidades cognitivas dos estudantes, explorando e desenvolvendo o potencial de cada um deles.

Vale salientar, ainda, que a ferramenta pode ser encaixada tanto no currículo já existente da instituição de ensino quanto usada como uma atividade extracurricular, que também soma em termos de diferenciais para escolas.

Saiba mais sobre o SUPERA Neuroeducação para Escolas

Confira, também, as avaliações de quem já utiliza a ferramenta pedagógica, e entenda melhor sobre como ela funciona e quais são os resultados que ela entrega aos seus usuários.

Ainda, se preferir, entre em contato com a equipe SUPERA, para uma conversa sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas a respeito de como levar esse diferencial para a sua instituição de ensino!