Foco e concentração para estudar em casa: como o SUPERA pode ajudar seus alunos

2 de julho de 2020 //

A Educação à Distância (EAD) tem sido a saída das instituições de ensino em tempos de quarentena — medida necessária para conter a pandemia do novo coronavírus (causador da Covi-19). A tentativa, com as aulas fora dos ambientes tradicionais de educação, é não perder o ano letivo — e, claro, não deixar crianças e adolescentes do país inteiro sem adquirir novos conhecimentos durante tanto tempo.

Essa, entretanto, não é uma tarefa fácil, especialmente para os alunos. Os obstáculos de estudar em casa são muitos: além das adversidades com a tecnologia (visto que nem todos possuem computador ou smartphone à disposição) e com a qualidade de conexão com a internet, eles ainda precisam ter muito mais foco, concentração e autonomia no processo de aprendizagem — em comparação aos esforços que precisam fazer nas aulas presenciais.

Claro que essas características são fundamentais em todos os momentos dentro processo de ensino — e nós, do SUPERA, falamos disso constantemente em nossos conteúdos — mas, esta crise mundial de saúde trouxe certa urgência na abordagem de temas como esse.

Bem por isso, vamos falar um pouco mais sobre o assunto? Vamos achar algumas alternativas viáveis e eficazes tanto para enfrentar o atual momento quanto para estarmos mais preparados, de forma geral?

Siga com a gente até o final desse artigo!

Habilidades cognitivas: relembrando a importância delas para a educação

Não é de hoje que falamos por aqui a respeito da importância de ir além das disciplinas tradicionais nas instituições de ensino (o português, a matemática, a geografia, a história e demais matérias nesse sentido). Além delas, também é preciso apostar, com força, tanto no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos discentes quanto no protagonismo dos mesmo em sala de aula.

E a necessidade atual de estudar em casa — sem o auxílio presencial do professor como mediador do ensino — veio para confirmar essa demanda.

É, sim, fundamental trabalhar nas escolas competências como o raciocínio lógico, a atenção, a concentração, o foco, a disciplina, a memória, a imaginação e a criatividade, por exemplo. Dentre os diversos benefícios, esse exercício — que se trata da chamada ginástica cerebral — contribui, e muito, para:

• A aquisição da linguagem e, inclusive, o aumento da coordenação motora;
  • A percepção e a associação;
  • A construção do pensamento simbólico — que está ligado à formulação de estratégias para se chegar à solução de problemas;
  • A assimilação e compreensão de novas informações.

Ou seja: a ginástica cerebral permite que a construção do conhecimento, de uma forma geral, aconteça da melhor forma possível inclusive na hora de estudar em casa, seja por falta de opção ou por iniciativa própria das crianças e adolescentes.

Mas, qual a melhor forma de trabalhar as atividades cognitivas com o alunos?

A resposta para essa pergunta é: contando com parcerias voltadas especialmente para isso — e é esse o nosso caso!

programa SUPERA Neuroeducação para Escolas é, justamente, uma ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva, que atende desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

Saiba mais, a seguir.

Como o SUPERA pode auxiliar no processo de estudar em casa

O SUPERA já tem estrada — ele foi inaugurado no ano de 2006, e é a primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral.

O programa SUPERA Neuroeducação para Escolas, por sua vez, é uma solução pedagógica de estimulação cognitiva, voltada a contribuir com o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica por meio de uma metodologia de ensino diferenciada: baseada em jogos pedagógicos, no milenar ábaco japonês (soroban) e em diversos exercícios cognitivos.

A ferramenta atende às instituições particulares e pode ser encaixada tanto no currículo já existente dessas escolas quanto ser usada como atividade extracurricular

Diante de um ano tão difícil para os brasileiros e para o mundo todo, ao menos podemos tirar alguma lição: precisamos estar mais preparados para enfrentar situações diferentes daquelas que estamos habituados, o que inclui a necessidade de fazer um aluno estudar em casa todos os dias, ao invés de frequentar a sala de aula. Entre em contato com a gente e nós te ajudaremos nesse processo!

E se você gostou deste conteúdo sobre como ajudar os seus alunos a estudarem em casa, não deixe de acompanhar o site do SUPERA Neuroeducação para Escolas. Nele, você encontra diversos artigos e notícias sobre educação, ensino e aprendizagem, e pode contribuir significativamente com a qualidade da educação das crianças e adolescentes da sua escola!