(12) 3932-5959 / (12) 99781-6124

3 mitos sobre o cérebro

28 de junho de 2018 //

No começo do século 19, um neurofisiologista francês chamado Pierre Flourens conduziu uma série de experimentos inovadores. Ele retirou partes do cérebro de alguns animais como pombos, galinhas e sapos e observou como isso afetava o comportamento deles. As conclusões do cientista foram claras e relativamente consistentes. “Podemos tirar”, escreveu ele em 1824 “uma parte do lobo cerebral sem destruir suas funções”. Para as faculdades mentais funcionarem corretamente parece ser suficiente “apenas uma pequena parte do lobo”. Assim a conclusão de Pierre foi transformada em um mito popular: o de que nós, humanos, utilizamos apenas 10% do nosso cérebro. A ideia de Pierre foi incorporada pela primeira vez no trabalho de outro cientista do século 19, Charles-Édouard Brown-Séquard, que em

Continue lendo

Educação Infantil

26 de junho de 2018 //

Cientes da importância e urgência de um trabalho focado na educação infantil no país, professores têm procurado novas formas de propiciar às crianças a aprendizagem de um modo lúdico e encantador.

Continue lendo

Como ajudar seu filho a ter disciplina

21 de agosto de 2014 //

A falta de disciplina atrapalha o aprendizado, o desempenho profissional e até impede as pessoas de alcançar seus objetivos na vida. Por isso, é importante aprender a ser disciplinado. Desde criança, somos capazes de entender rotinas estabelecidas pela sociedade, e isto é bom tanto para a convivência em grupo quanto para a realização pessoal. Cada atividade tem data, lugar e hora para acontecer. A tarefa é para ser feita em casa. Já as viagens, aos finais de semana. “A criança precisa de rotinas pré-estabelecidas para desenvolver disciplina. Elas precisam saber claramente o que devem fazer, quando, como e o que esperamos dela em cada situação”, afirma Patrícia Lessa, coordenadora pedagógica do SUPERA Ginástica para o Cérebro. Segundo ela, muitas crianças

Continue lendo

Paixão que vira negócio

18 de agosto de 2014 //

Pedagogo, o que estuda e aplica a arte de educar. Professor, o que ensina. Educador, o que se ocupa da educação, pedagogo, professor. Essas definições te fazem pensar no juramento da formatura? Não são poucos os profissionais da educação que iniciam apaixonados a graduação e são desmotivados pela realidade do mercado de trabalho, seja pelo baixo reconhecimento financeiro ou de seus próprios alunos. No SUPERA, escola de estimulação cognitiva, esta realidade é diferente: os professores são apaixonados pelo que fazem e deixaram claro seu comprometimento com a missão no 1º Encontro Nacional de Educadores SUPERA, realizado entre 31 de julho e 2 de agosto no Ohton Hotel de São José dos Campos, interior de São Paulo. “O SUPERA é mais

Continue lendo

Como ser um professor criativo

6 de agosto de 2014 //

O 1º Encontro Nacional de Educadores começou a todo vapor no dia 31 de julho com atividades para mais de 120 educadores da rede SUPERA Ginástica para o Cérebro. Além das palestras de especialistas em neurociência e educação, os próprios professores da rede ministraram oficinas sobre temas variados. A estrutura do evento foi pensada pelo Departamento pedagógico nacional para proporcionar troca de experiências entre os membros da rede. Uma das atividades foi a oficina ministrada pelo educador da unidade São José dos Campos, SUPERA Matriz Esplanada, Rodolfo Martins, sobre “Como aumentar seu potencial criativo.” Os 35 educadores presentes foram convidados a participar ativamente de diferentes exercícios para desenvolver a própria criatividade e também aprenderam como trabalhar esta habilidade em seus

Continue lendo

Educadores recebem treinamento de ábaco

30 de julho de 2014 //

  A rede de franquias educacionais SUPERA realizou entre os dias 17 e 30 de julho mais um Treinamento de Novos Franqueados, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Neste período, 30 novos educadores aprenderam como usar a principal ferramenta do método de ginástica cerebral: o ábaco. O Soroban, como também é chamado, é um instrumento oriental milenar de cálculo usado no SUPERA para desenvolver a capacidade de foco, concentração e raciocínio nos alunos. São mais de 50 horas de treinamento com o ábaco, ministradas pela equipe do Departamento Pedagógico Nacional. Os novos educadores são treinados com a apostila Educador 1 que engloba os níveis Básico e Intermediário, somando 4 módulos, Básico 1 e 2  e

Continue lendo

O essencial do ensino básico

24 de julho de 2014 //

Quando um aluno se depara com uma dificuldade, é muito comum ele indagar ao professor sobre a real necessidade de aprender o que está sendo ensinado. Será que o conteúdo programático das disciplinas ministradas ao ensino básico tem realmente utilidade na vida prática e profissional futura do aluno? Ou será que, ao menos, os alunos estão conseguindo entender a importância deste conteúdo? Afinal, esta é uma das premissas para a aprendizagem. O sucesso do aprendizado no ensino básico é o que vai garantir o ingresso do estudante na faculdade e, mais tarde, no mercado de trabalho. No entanto, ainda faltam escolas primárias bem estruturadas, professores com salários satisfatórios e um ensino fundamental de qualidade. Ao menos teoricamente, entende-se que hoje

Continue lendo

Brinquedos pedagógicos

15 de julho de 2014 //

Por Dra. Lilia Maíse Jogos e brincadeiras, considerados atividades lúdicas, são tema de grande interesse entre os estudiosos do desenvolvimento infantil, e aos poucos vêm sendo explorados no âmbito escolar como excelentes ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem. Várias são as razões pelas quais uma criança brinca, de acordo com explicações psicológicas de vários autores. Assim, uma criança pode brincar para descarregar emoções, para gastar energia, para aperfeiçoar competências orientadas à vida adulta, ou ainda para apropriar-se da realidade. Porém, independentemente dos motivos que levam uma criança a brincar, esta atividade é considerada como a melhor forma de observar a criança em sua maneira autêntica de vivenciar as experiências referentes a enfrentamento social e a resolução de problemas. Confusões podem ocorrer

Continue lendo

5 avanços da neuroeducação

15 de julho de 2014 //

A consultoria americana SharpBrains divulgou recentemente uma lista dos avanços da educação envolvendo a neurociência. O SUPERA atua há mais de oito anos nesta área, levando neurociência para as salas de aulas de escolas particulares e públicas. Pesquisas científicas já comprovaram a eficácia da ginástica cerebral para o desenvolvimento cognitivo e, quando implantamos nosso método em instituições de ensino, temos o reconhecimento de diretores e coordenadores pedagógicos pelos resultados concretos que obtêm com seus alunos. A estimulação cognitiva tem contribuído muito para a educação, porque ajuda os alunos a se concentraram mais nas aulas. Mais atentos, eles aprendem mais e conseguem memorizar o conteúdo ministrado. A cada ano, percebemos que o avanço da neurociência é fundamental para o avanço da

Continue lendo

O cérebro que aprende

10 de julho de 2014 //

A educação, base para uma sociedade estruturada e bem sucedida, está sempre em discussão por especialistas, políticos e críticos no intuito de melhorar as condições de vida em diferentes países. Rankings como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), gerido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e relatórios produzidos por empresas ligadas a grandes organizações como o jornal britânico Financial Times são tentativas de mensurar a capacidade cognitiva, índices de alfabetização, aprovação escolar, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior nos países participantes. Esses dados são usados pelos governos para elevar a qualidade da educação e direcionar os gastos para melhorias no ensino básico. Mesmo

Continue lendo
Fale conosco

    Desejo receber os informativos periódicos do SUPERA para ESCOLAS.




    Solicitar contato